A CITAÇÃO INDIRETA NA CONSTRUÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO DE ARTIGOS ACADÊMICOS

Lilian Salete Alonso Moreira Lima

Resumo


Partindo da questão por que parafrasear a voz do pesquisador-autoridade em vez de citá-lo diretamente e supondo que o autor precisa usar a voz do pesquisador-autoridade para construir seu referencial teórico e sustentar sua análise mostrando que entendeu o assunto a ponto de não ficar somente nas palavras do outro, fizemos uma pesquisa de base linguístico-enunciativa (Maingueneau; Authier-Revuz), em que buscamos compreender a presença da voz do outro em artigos acadêmicos publicados em revistas A1, B1 e B5. Nosso objetivo é verificar se os autores dos artigos ficam presos à autoridade do autor citado ou se eles também incluem sua voz na construção do referencial teórico dos textos. Concluímos que há diferença de autonomia do uso das citações, sendo que o artigo A1 contém autoria independente da autoridade citada enquanto os artigos B1 e B5 contém maior dependência da autoridade citada.

Palavras-chave


Citação indireta. Texto acadêmico. Autoridade

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