EU GOSTO DO GOSTO DE GOSTAR DE LER: A LEITURA COMO GÊNERO DISCURSIVO NA ESCOLA
Resumo
este artigo, de cunho qualitativo, que se insere na perspectiva interpretativista de uma pesquisa exploratória (ALMEIDA, 1996; GIL, 1993; MARCONI, LAKATOS, 1990), consiste em apresentar algumas reflexões suscitadas a partir da relação entre a teoria do gênero discursivo (BAKHTIN, 2000; 2013), literatura (CAGLIARI, 1998, 2004; MARTINS, 2006), leitura e a prática (ZILBERMAN, 2006; COELHO 1991), traduzidas na experiência da construção do fazer pedagógico em ambiente escolar. Busca-se responder ao seguinte questionamento: a leitura, como gênero discursivo a ser trabalhado na escola, pode contribuir de que maneira para o ensino-aprendizagem dos alunos? Esta questão está presente no contexto das instituições de Educação Básica, explicitando a complexidade embutida na expressão “prática de leitura”, sobretudo considerando a construção histórica desse conceito no contexto brasileiro. Através deste trabalho, é possível ponderar sobre alguns de muitos aspectos que envolvem o desenvolvimento da leitura e compreender que o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em crianças e em adolescentes (alunos) não se limita às ideias de tarefas, mas se perpetua como caminho para novas reflexões sobre a própria língua e linguagem por práticas sociais de leitura.
Palavras-chave
Leitura; Gênero discursivo; Educação básica