EU GOSTO DO GOSTO DE GOSTAR DE LER: A LEITURA COMO GÊNERO DISCURSIVO NA ESCOLA

Eduardo Dias da Silva

Resumo


este artigo, de cunho qualitativo, que se insere na perspectiva interpretativista de uma pesquisa exploratória (ALMEIDA, 1996; GIL, 1993; MARCONI, LAKATOS, 1990), consiste em apresentar algumas reflexões suscitadas a partir da relação entre a teoria do gênero discursivo (BAKHTIN, 2000; 2013), literatura (CAGLIARI, 1998, 2004; MARTINS, 2006), leitura e a prática (ZILBERMAN, 2006; COELHO 1991), traduzidas na experiência da construção do fazer pedagógico em ambiente escolar. Busca-se responder ao seguinte questionamento: a leitura, como gênero discursivo a ser trabalhado na escola, pode contribuir de que maneira para o ensino-aprendizagem dos alunos? Esta questão está presente no contexto das instituições de Educação Básica, explicitando a complexidade embutida na expressão “prática de leitura”, sobretudo considerando a construção histórica desse conceito no contexto brasileiro. Através deste trabalho, é possível ponderar sobre alguns de muitos aspectos que envolvem o desenvolvimento da leitura e compreender que o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em crianças e em adolescentes (alunos) não se limita às ideias de tarefas, mas se perpetua como caminho para novas reflexões sobre a própria língua e linguagem por práticas sociais de leitura.

Palavras-chave


Leitura; Gênero discursivo; Educação básica

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat