SANGUE E HAMBÚRGUERES – O NOVO REALISMO E O ROMANCE POLICIAL NA OBRA DE GADOS E HOMENS DE ANA PAULA MAIA.

Karina Kristiane Vicelli

Resumo


Na literatura contemporânea brasileira eclodem inúmeras narrativas marginais, dentre elas, destaca-se a obra da escritora carioca Ana Paula Maia. Embora sejam páginas escritas por mãos femininas, o que se apresenta é um universo essencialmente masculino e brutal, apresentando como base da elaboração o percurso realista naturalista. Schollhammer apontou para a problemática dos escritores denominados novos “novos realistas”, viés perceptível nos romances de Maia. Além disso, como classificar a tipologia romanesca adotada pela escritora é também outro ponto das discussões dessa análise. Herdeira do Realismo Naturalismo e considerada uma autora de romances policiais, Maia parece inaugurar uma variante narrativa. Nessas composições um de seus personagens destaca-se, Edgar Wilson, o protagonista do romance que serve de fio condutor desse artigo, o enredo de De gados e homens (2013)é o ponto de partida. Primeiro equipara-se brevemente por meio do cronotopos a outros escritores o percurso realista naturalista da autora, posteriormente por meio de Todorov analisa-se as características de romance policial ou variantes possíveis nesse enredo, e por fim faz-se uma breve reflexão sobre o enredo da obra De gados e homens proporcionando uma pequena amostragem em relação à abordagem temática e às perspectivas de cunho realista.

Palavras-chave


Novo Realismo. Ana Paula Maia. Romance Policial.

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