A construção do ethos discursivo de educadores: vivências com diferentes etnias indígenas

Margarida Xisto Soares, Maria Francisca Valiente

Resumo


O artigo ora apresentado pretende tecer algumas considerações acerca da construção do ethos discursivo em textos escritos a partir de questionários aplicados a um grupo de educadores sobre vivências com diferentes etnias indígenas em uma escola indígena de Dourados/MS. São considerados aqui os pressupostos teóricos da Pragmática e da Análise do Discurso, principalmente nos conceitos postulados por Maingueneau (1997 e 2006), em que procuramos identificar as imagens construídas por cada sujeito em convivência com/sobre o outro. Dentro desse quadro teórico, nossas análises apontam que a construção do ethos dos educadores carrega a dimensão do “outro” discursivo, do coenunciador, uma vez que a imagem dos mesmos é criada e recriada por este último, através de um processo de estereotipização que podem ou não se revelar, confirmar ou se redimensionar no momento da enunciação, de modo a adquirir novas configurações.

Palavras-chave


Análise de discurso; Discurso pedagógico; Cenografia

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page