A construção do ethos discursivo de educadores: vivências com diferentes etnias indígenas

Margarida Xisto Soares, Maria Francisca Valiente

Resumo


O artigo ora apresentado pretende tecer algumas considerações acerca da construção do ethos discursivo em textos escritos a partir de questionários aplicados a um grupo de educadores sobre vivências com diferentes etnias indígenas em uma escola indígena de Dourados/MS. São considerados aqui os pressupostos teóricos da Pragmática e da Análise do Discurso, principalmente nos conceitos postulados por Maingueneau (1997 e 2006), em que procuramos identificar as imagens construídas por cada sujeito em convivência com/sobre o outro. Dentro desse quadro teórico, nossas análises apontam que a construção do ethos dos educadores carrega a dimensão do “outro” discursivo, do coenunciador, uma vez que a imagem dos mesmos é criada e recriada por este último, através de um processo de estereotipização que podem ou não se revelar, confirmar ou se redimensionar no momento da enunciação, de modo a adquirir novas configurações.

Palavras-chave


Análise de discurso; Discurso pedagógico; Cenografia

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat