O olho da história: ficção e ruína na obra de Bernardo Carvalho

Paulo César Oliveira, Larissa Moreira Fidalgo

Resumo


Com ênfase na perspectiva de Dominique Maingueneau, para quem dito e dizer, texto e contexto são indissociáveis; na reflexão acerca do conceito de história, na filosofia de Walter Benjamin, e em conjunto com a leitura do romance Nove noites, de Bernardo Carvalho, o presente trabalho tem como objetivo analisar os aspectos constituintes das cenas de enunciação da ficção brasileira contemporânea. Desse modo, verificaremos de que maneira a desconstrução das tradicionais fronteiras entre Literatura e História reconfiguram as relações entre obra e sociedade em um campo literário conflituoso. Em Nove noites, propomos uma leitura que seja, ao mesmo tempo, um modo de entrada peculiar que nos dê conta das relações entre história e literatura e um modo de compreender o contemporâneo como palco das tensões entre as perspectivas discursivistas e as clássicas abordagens tradicionais da série ficcional.

Palavras-chave


Ficção brasileira. Contemporaneidade. História.

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