PRÁTICAS DE LEITURA: REFLEXÕES ACERCA DA TRAJETÓRIA DE DUAS LEITORAS
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de discutir práticas de leitura a partir das experiências de duas leitoras da cidade de Serrolândia, no interior da Bahia. A discussão considera a relação do/a leitor/a com o tipo de produção do material de leitura; o que cada leitor/a busca ao realizar este ato e os/as agentes mediadores de leitura. Esta pesquisa foi realizada em janeiro de 2015, tendo como aporte metodológico a etnografia, a partir do estudo do cotidiano, assim como da compreensão do modo como as duas leitoras atribuem significado ao objeto estudado, neste caso, a leitura. Os instrumentos de pesquisa adotados foram: um questionário aberto, com perguntas relacionadas às práticas leitoras de cada uma, no qual as participantes puderam elaborar as respostas baseadas nas suas histórias de leitura; e entrevistas não diretivas, registradas em diário de campo, a fim de coletar informações a partir do discurso livre, em diálogos descontraídos, promovendo interação entre pesquisador e pesquisado. Os resultados apontam, principalmente, para a importância do/a agente mediador/a de leitura na construção de novas práticas leitoras.
Palavras-chave
Leitor/a; Modos de ler; Mediador/a de leitura.