O PAR PERGUNTA-RESPOSTA COMO ESTRATÉGIA INTERATIVA NO TWITTER

José Carlos Lima dos Santos, Jaqueline Lima Fontes

Resumo


Este artigo tem por objetivo investigar o funcionamento do par pergunta-resposta no Twitter, mais especificamente na conta do Jornal Estadão, a partir da perspectiva do funcionalismo linguístico de vertente norte-americana e dos estudos relacionados às novas tecnologias da comunicação e da informação, nos termos de Herring (1991), Sorjonen (2001), Araújo e Freitag (2010), Santaella (2004), Santos e Silva, (2015), entre outros. Os dados da análise são extraídos da conta do jornal, no Twitter, nos quais fazemos um cotejamento das perguntas, qualitativamente e, de forma complementar, quantitativamente, à luz de dois traços principais que, nesta perspectiva, caracterizam as perguntas: [+entonação ascendente] e [+ presença de resposta] e a partir do continuum pergunta plena> semirretórica> retórica. Os resultados apontam que o uso das perguntas, no Twitter, tanto favorece a criação de contextos que possibilitam a interação entre os usuários, como contribui para a progressão tópica do texto.

Palavras-chave


Par pergunta-resposta. Funcionalismo Linguístico. Twitter.

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