O QUE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (NÃO)SABEM SOBRE O GÊNERO TEXTUAL REDAÇÃO DO ENEM

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer

Resumo


O objetivo deste artigo é diagnosticar quais das características específica do gênero redação do ENEM os alunos do último ano do ensino médio, atendidos por um projeto PIBID, ainda não internalizaram e quais precisam ser aprimoradas, a fim de que os resultados possam ser tomados como objeto de ensino e aprendizagem nas sequências didáticas produzidas e implementadas pelo projeto. Para tanto, pautamo-nos sobre os que revelam pesquisa a respeito das especificidades do gênero textual e do prescrito pelo ENEM. Os resultados demonstram que muitas das operações de linguagem que foram o gênero devem formar o programa de ensino do projeto, uma vez que os textos evidenciam problemas com habilidades estabelecidas nas cinco competências a serem avaliadas pelos corretores da redação do ENEM.

Palavras-chave


Gênero textual; Redação do ENEM; Interacionismo Sociodiscursivo

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page