CORPO, ARTE E LITERATURA. DA UTOPIA FUTURISTA À CONDIÇÃO PÓS–HUMANA

Maria Aparecida Rodrigues Fontes

Resumo


O futurismo italiano foi o primeiro movimento de vanguarda a propor uma revolução antropológica relacionada ao homem moderno, identificando–o com o triunfo da máquina e da técnica. Não obstante a sua ideologia ético–política e estética ligada à guerra e à morte, ele abriu o caminho para um transumanismo avant la lettre, a partir da elaboração de uma sintaxe que vai contribuir para a formação de uma sensibilidade maquínica, promovendo a simbiose entre homem e máquina, criando uma espécie de “antropoide” mecânico, ao mesmo tempo super–humano e desumano, e mostrando–se, outrossim, sensível aos temas do pós–humanismo. Nesse sentido, este artigo pretende individuar as ideias e os elementos originais e centrais do futurismo, sobretudo seu acento ético–ideológico e estético, que apontam para uma possível condição pós–humana.

Palavras-chave


Futurismo. Pós–humano. Corpo. Arte e literatura.

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