Reflexões sobre os surdos no Enem 2017 e 2018 – novas conquistas e antigos debates

Fernanda Beatriz Caricari de Morais, Osilene Cruz, Carla Souza, Cleudes Alves, Rosani Brito

Resumo


Este artigo pretende discutir questões ligadas à acessibilidade e o desempenho dos alunos surdos nas provas do Enem dos últimos dois anos. Sabemos que houveram avanços importantes que permitiram que esses alunos contassem com outros recursos, em respeito à sua condição linguística. No entanto, esses avanços mostram que é preciso um olhar ainda mais apurado para a educação básica, fornecendo uma educação de qualidade, valorizando as características linguísticas específicas, construindo materiais e fazendo uso de metodologias adequadas que levem em consideração sua primeira língua, a Libras, e o ensino da Língua Portuguesa escrita como segunda língua. Acreditamos que os surdos somente terão melhores desempenhos se for oferecida uma educação de qualidade que contemple suas especificidades. Espera-se que este artigo contribua para as reflexões sobre a participação de surdos em avaliações de larga escala e o oferecimento de recursos nesses contextos.

Palavras-chave


educação de surdos;

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat