Reflexões sobre os surdos no Enem 2017 e 2018 – novas conquistas e antigos debates

Fernanda Beatriz Caricari de Morais, Osilene Cruz, Carla Souza, Cleudes Alves, Rosani Brito

Resumo


Este artigo pretende discutir questões ligadas à acessibilidade e o desempenho dos alunos surdos nas provas do Enem dos últimos dois anos. Sabemos que houveram avanços importantes que permitiram que esses alunos contassem com outros recursos, em respeito à sua condição linguística. No entanto, esses avanços mostram que é preciso um olhar ainda mais apurado para a educação básica, fornecendo uma educação de qualidade, valorizando as características linguísticas específicas, construindo materiais e fazendo uso de metodologias adequadas que levem em consideração sua primeira língua, a Libras, e o ensino da Língua Portuguesa escrita como segunda língua. Acreditamos que os surdos somente terão melhores desempenhos se for oferecida uma educação de qualidade que contemple suas especificidades. Espera-se que este artigo contribua para as reflexões sobre a participação de surdos em avaliações de larga escala e o oferecimento de recursos nesses contextos.

Palavras-chave


educação de surdos;

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