AS NOÇÕES DE “LETRAMENTO” E DE “GÊNEROS” NOS PRIMEIROS PARÂMETROS: MODOS DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS

Andrea Rodrigues

Resumo


As palavras "letramento" e "gêneros" têm estado presentes na literatura sobre leitura, escrita e ensino de língua no Brasil há mais de duas décadas. De suas primeiras aparições para os dias atuais, a enorme expansão nos usos desses termos e os impactos de seus conceitos para propostas curriculares, publicações, eventos, fazem parte de uma história que se mistura às produções de documentos oficiais. Neste artigo, analisamos de que modo "letramento" e "gênero" estão presentes nos dois primeiros volumes dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Fundamental (1997 e 1998), e como sua inserção pode ser relacionada a outras publicações sobre seus conceitos por autores brasileiros à época. Tomamos por base o aporte teórico da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 1988; ORLANDI, 1990).

Palavras-chave


letramento, gêneros, sentidos

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page