O STATUS REPRESENTACIONAL DE SINTAGMAS NOMINAIS DO PB NO CONSTRUCTICON DE L2 DE CRIANÇAS SURDAS

João Paulo da Silva Nascimento, Roberto de Freitas Jr., Lia Abrantes Antunes Soares

Resumo


Neste artigo, discutimos a representação variável do sintagma nominal (SN) do PB em produções escritas de crianças surdas de primeira geração. Para tanto, analisamos o fenômeno de apagamentos de itens lexicais e gramaticais (FREITAS et al, 2018; NASCIMENTO et al, 2019;
NASCIMENTO, 2020; SOARES & NASCIMENTO, inédito), quando ocorre em algum slot do padrão [ESPECIFICADOR + N + COMPLEMENTIZADOR]. Utilizamos os pressupostos teóricos da Gramática de Construções Baseada no Uso (GOLDBERG, 2006; BYBEE, 2016; HILPERT, 2014;
PEREK, 2015) e da teoria de aquisição de linguagem baseada no uso (TOMASELLO, 2003), a fim de construirmos uma análise cognitivo-funcional sobre a relação entre o uso da L2 e processos cognitivos
de domínio geral que operam no fortalecimento de relações intra e interconstrucionais no curso da aprendizagem. Os resultados demonstram que o padrão parece ainda não constituir um chunk saliente aos aprendizes em diferentes contextos morfossintáticos, dada a proeminência de apagamentos em SN com papéis participantes de sujeito, objeto direto e oblíquo. Evidencia-se, assim, a necessidade de
fortalecimentos do padrão em questão por meio de metodologias de ensino capazes de propiciar frequência de uso e contextos favoráveis ao direcionamento de processos cognitivos, a fim de que construções da L2 emerjam consistentemente e adquiram status representacional fortalecido.

Palavras-chave


Aprendizes surdos; Aquisição de Linguagem; Sintagma Nominal.

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