SLAM SURDO: EXPRESSÃO CONTEMPORÂNEA DA LITERATURA BRASILEIRA?

Danielle Reis Araújo, João Paulo da Silva Nascimento

Resumo


Este artigo tem por objetivo tecer considerações críticas a respeito da expressão literária de comunidades surdas brasileiras, usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras), à luz da poética da diversidade consubstanciada pela expressão do contemporâneo. Entendendo a Libras como um sistema linguístico viso-espacial que em sua estrutura abarca a corporeidade como propriedade sine qua non, defendemos, em concórdia com considerações teóricas expressas por Ramos (2020), que a literatura surda, em sua expressão, é naturalmente performática. Nesse sentido, com base na exploração do Slam “Empatia: um pequeno manual da cultura surda”, do grupo Slam do Corpo, buscamos, por meio deste artigo, responder à pergunta que o intitula, de modo a situar tais literaturas tanto como artefatos de resistência de uma comunidade linguística minoritária, quanto como expressão da literatura brasileira contemporânea.

Palavras-chave


Literatura Surda. Literatura Brasileira Contemporânea. Slam surdo.

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