Contribuições da Teoria da Variação para o ensino de língua portuguesa

Josenildo Barbosa Freire

Resumo


Resumo: Neste trabalho, pretende-se apresentar uma reflexão acerca do percurso do ensino de língua portuguesa desenvolvido nas salas de aula brasileiras, bem como indicar algumas das contribuições que a Teoria da Variação (LABOV, 1966, 1972) pode oferece ao ensino. Além disso, enumeram-se algumas das estratégias para se trabalhar a variação linguística na sala de aula, sobretudo, do Ensino Fundamental. Neste sentido, esse trabalho está ancorado nos princípios teórico-metodológicos dos estudos sociolinguísticos de orientação laboviana. A metodologia de trabalho adotada é de base bibliográfica e de caráter interpretativo e descritivo. Para realizar o estudo, são consultados os trabalhos de Gregolin (2007), Faraco (2007), Moura (2007). As primeiras análises indicam que é possível a realização de uma articulação teórica e prática entre a Teoria da Variação e o ensino, principalmente, ao possibilitar ao aluno o conhecimento acerca das variedades linguísticas existentes em uma comunidade de fala.
Palavras-chave: ensino; variação; metodologia.

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