O FENÔMENO DO DESGARRAMENTO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: UMA ANÁLISE CENTRADA NO USO

Júlia Vieira Correia, Luiza Guimarães Lanes

Resumo


Este trabalho pretende discorrer sobre como a Teoria Funcionalista centrada no uso pode imbricar o Ensino Básico. O objetivo principal é demonstrar a relevância dessa perspectiva teórica para a escola e os objetivos específicos são: estabelecer reflexões sobre a gramática normativa e a gramática descritiva; revisitar a bibliografia voltada para as orações subordinadas; e analisar materiais didáticos. O corpus de análise, nesse sentido, compõe-se de uma gramática escolar, a saber: Gramática: texto, reflexão e uso (CEREJA; MAGALHÃES, 2012). Como fundamentação teórica, este estudo recorre sobretudo a materiais de Decat (1999) e Rodrigues (2018; 2021). Para isso, a metodologia aplicada é qualitativa, tendo em vista que são elencados somente alguns fenômenos e alguns exemplos. Como resultados, espera-se verificar que os materiais ainda apresentam lacunas quanto à língua em uso.

Palavras-chave


Funcionalismo; Desgarramento; Material didático.

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat