O FENÔMENO DO DESGARRAMENTO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: UMA ANÁLISE CENTRADA NO USO

Júlia Vieira Correia, Luiza Guimarães Lanes

Resumo


Este trabalho pretende discorrer sobre como a Teoria Funcionalista centrada no uso pode imbricar o Ensino Básico. O objetivo principal é demonstrar a relevância dessa perspectiva teórica para a escola e os objetivos específicos são: estabelecer reflexões sobre a gramática normativa e a gramática descritiva; revisitar a bibliografia voltada para as orações subordinadas; e analisar materiais didáticos. O corpus de análise, nesse sentido, compõe-se de uma gramática escolar, a saber: Gramática: texto, reflexão e uso (CEREJA; MAGALHÃES, 2012). Como fundamentação teórica, este estudo recorre sobretudo a materiais de Decat (1999) e Rodrigues (2018; 2021). Para isso, a metodologia aplicada é qualitativa, tendo em vista que são elencados somente alguns fenômenos e alguns exemplos. Como resultados, espera-se verificar que os materiais ainda apresentam lacunas quanto à língua em uso.

Palavras-chave


Funcionalismo; Desgarramento; Material didático.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page