A MACROPROPOSIÇÃO ARGUMENTATIVA EM TEXTOS DE OPINIÃO NO JORNAL ESCOLAR: ASPECTOS DIALÓGICOS E DESENVOLVIMENTAIS

Fábio Delano Vidal Carneiro, Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin

Resumo


O objetivo do presente trabalho é analisar a macroproposição (sequência) argumentativa nos textos de opinião dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, no âmbito do jornal escolar “Primeiras Letras”, especificamente, em relação às seqüências argumentativas. O Interacionismo Sociodiscursivo é a teoria de base que fundamenta o trabalho. Nesta concepção, os textos são a materialização lingüística das ações de linguagem, constituindo-se, portanto, em “produtos da atividade humana” (BRONCKART, 1999), em articulação com as redes de interesses, propósitos das relações e situações sociais que suscitam sua produção. Nosso trabalho consistirá em um estudo das unidades linguístico-discursivas dos textos de opinião elaborados por alunos no 5º ano do ensino fundamental, no âmbito do jornal escolar “Primeiras Letras”. A análise sociodiscursiva, através dos conceitos por ela desenvolvidos, permite uma fundamentação epistemológica que abarque esse “agir linguageiro” (LEURQUIN, 2001; BRONCKART, 2008). O trabalho abrange escolas da rede pública e privada do Município de Fortaleza. Apresentar uma categorização das díades proposicionais formadas por frases-tese e frases-argumento presentes nos jornais escolares das escolas pesquisadas.


Palavras-chave


Jornal escolar, macroproposição argumentativa, argumentação.

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat