PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE A DOCÊNCIA E SUBJETIVAÇÃO DO PROFESSOR

Caio Willians de Lirio Vicente, Adélli Bortolon Bazza

Resumo


Este trabalho propõe analisar o discurso a respeito do sujeito professor a partir das práticas discursivas atribuídas e assumidas como práticas docentes. Tal recorte faz parte de uma pesquisa maior que visa a discutir a subjetivação do professor, em um contraponto entre o discurso oficial e o jornalístico. Para tanto, tomamos como série enunciativa a ser analisada um conjunto de artigos recortados das Leis de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil (LDB) e a eles relacionamos quatro reportagens veiculadas pela Revista Nova Escola. A análise dessa série toma como base os pressupostos dos estudos discursivos foucaultianos, notadamente, os conceitos de história, discurso, poder, saber, verdade e sujeito. A entrada na série enunciativa deu-se por recortes que tratam da subjetividade docente a partir do imbricamento entre as diferentes formas de nomeação docente e os atos e deveres da educação. A descrição dos processos discursivos indicou que a subjetivação do docente se apresenta de maneira polêmica, na medida em que se observa o atravessamento de uma memória do senso comum no discurso institucionalizado pelos dispositivos governamentais a respeito das práticas docentes e da subjetividade do professor no Brasil.

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