REFLETINDO SOBRE UM MANUAL DE ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA PARA “OBJETIVOS ESPECÍFICOS”

Rita Maria Ribeiro Bessa

Resumo


O emprego do manual de ensino de língua francesa En cuisine no curso de Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal da Bahia tem suscitado reflexões acerca do espaço atribuído à cultura gastronômica francófona nas unidades propostas, como ela é apresentada e qual o tratamento dado pelo professor a esta temática. Para analisar e ter um posicionamento sobre as temáticas culturais apresentadas pelo manual e verificar o lugar da cozinha francófona neste recurso didático, alguns conceitos de cultura são revisitados, desde os tradicionais até os que se adequam à modernidade tardia, apontados por Laraia (1986) e Bauman (2013), como também de língua-cultura, em Mendes (2011). Trago ainda, um pouco o que é dito por Montanari (2013) a respeito de comida, cultura, identidade. O resultado das análises aponta para a escolha de um novo caminho metodológico que contemple as necessidades dos aprendentes incluindo sugestões temáticas que descentralizem a gastronomia do território da França. Adota-se a proposta metodológica para o ensino de língua francesa com objetivo específico segundo Mangiante e Parpette (2004) por entender que traz resultados práticos para o público-alvo crítico e transformador pertencente a um campo de conhecimento específico.

Palavras-chave


Manual En cuisine, Ensino de língua com objetivos específicos, Cultura gastronômica francófona.

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