UMA ANÁLISE MULTIMODAL DE INFOGRÁFICOS EM PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este artigo consiste em uma pesquisa de natureza bibliográfica-descritiva (Gil, 2008), com traços qualitativos e interpretativos. Este trabalho tem como objetivo geral investigar os recursos multimodais presentes nos infográficos de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Os objetivos específicos consistem em: discutir a necessidade de letramento visual; discorrer sobre diferenças entre recursos multimodais dependendo da língua; apontar frequência do texto infográfico dependendo da língua. Posto isto, os infográficos de Língua Portuguesa e Língua Inglesa foram coletados das provas de linguagens e códigos do ENEM das edições de 2009 a 2021. Em seguida, realizamos a análise dos dados, utilizando as categorias de análise da metafunção composicional da Gramática do Design Visual de Kress; Van Leeuwen (2021). A partir da pesquisa realizada, foi possível constatar que os infográficos em Língua Portuguesa e Língua Inglesa não possuem muitas diferenças significativas no uso dos recursos multimodais e o gênero é mais presente nas provas Língua Portuguesa. Em suma, os infográficos de Língua Portuguesa e Língua Inglesa utilizados no ENEM são bastante ricos em recursos multimodais. Sendo assim, o processo de leitura desse gênero textual, devido a sua construção na multimodalidade, requer do leitor habilidades de letramento visual.
Palavras-chave
Infografia; Multimodalidade; Multiletramentos.