LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PARTICIPAÇÃO DA UERJ NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – CAPES (2022-2024)

Jefferson Evaristo, Maria Isaura Rodrigues Pinto

Resumo


O Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES é uma iniciativa governamental de estímulo e aperfeiçoamento da formação de licenciados no Brasil. Com o objetivo de inseri-los no espaço escolar, o PRP possibilita aos alunos a atuação na docência e a assimilação de saberes sobre a prática pedagógica in loco, vivenciando – sob supervisão – as rotinas do ambiente escolar. Na UERJ, a participação da língua portuguesa no PRP se dá a partir de dois núcleos, coordenados por dois professores da instituição e congregando 6 professores preceptores e trinta bolsistas. Neste texto, apresentamos a proposta desenvolvida por esse grupo, conjugando língua portuguesa, ensino e formação de professores e indicando algumas das atividades realizadas. Nossos resultados apontam para um cenário em que a implementação do projeto está sendo de extrema importância no processo de formação inicial dos licenciandos e que sua inserção no espaço escolar facultou a oportunidade de conjugar os conhecimentos teóricos por eles aprendidos na universidade com a prática docente por eles vivenciada no cotidiano da escola.

Palavras-chave


Programa Residência Pedagógica. Língua Portuguesa. Formação de professores.

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