LETRAMENTOS CRÍTICOS E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Valéria Campos Muniz, Fernanda Beatriz Caricari de Morais

Resumo


Neste artigo, apresentamos reflexões sobre o uso de metodologias ativas no desenho unidades didáticas para alunos surdos da Educação Básica, em fase inicial de aprendizagem da língua portuguesa escrita. Para fundamentar a discussão, levamos em consideração questões de letramentos (STREET, 2014; ROJO & MOURA, 2019; KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020, entre outros), estudos sobre o uso de metodologias ativas (MORAN, 2018, 2022), além de estudos precursores sobre ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos (QUADROS, 1997; FERNANDES, 2006; PEREIRA, 2014; LODI, 2013). Na discussão dos dados, apresentamos exemplos de objetos de aprendizagem organizados por mestrandos, durante a disciplina “Avaliação e Elaboração de Material Didático”, do Mestrado Profissional em Educação Bilíngue, do Instituto Nacional de Educação de Surdos-INES. Os resultados mostram que a utilização de recursos tecnológicos, possibilitados pelas metodologias ativas, estimulam a criatividade nas propostas desenvolvidas pelos mestrandos, que buscaram colocar o aprendiz surdo em estado de mobilização, desenvolvendo autonomia no tocante à aprendizagem da língua portuguesa escrita.

Palavras-chave


Letramentos; Metodologias Ativas; Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos.

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