EMOÇÕES E CRENÇAS DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS: UMA ANÁLISE À LUZ DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA
Resumo
A presente pesquisa, qualitativa, com traços da autoetnografia colaborativa (Chang et al, 2013), é balizada pelo arcabouço teórico-metodológico da Prática Exploratória (Allwright, 2003; Allwright, Hanks, 2009; Miller, 2010; Miller et al, 2019) e tem como objetivo apresentar os entendimentos gerados nos encontros de orientação acerca da relação entre as crenças, emoções e prática docente de uma de uma das autoras nas suas aulas de língua inglesa. Para isso, foram realizadas análises de três aulas selecionadas a partir da confecção de um diário reflexivo entre os meses de junho e agosto de 2022, em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental. O aporte teórico do estudo incluiu o conceito e a tipologia das crenças (Barcelos, 2006, 2015; Aragão, 2008, 2017), as emoções (Damasio, 2003, 2011; Sampson, 2023, entre outros) e a Prática Exploratória (Allwright, 2003; Miller et al, 2019). Os dados foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo (Bardin, 1977), com foco nas palavras emocionais (Besnier, 1990). A análise mostrou que, em alguns momentos, existem alinhamentos e choques entre as emoções da praticante que, consequentemente, interferiram nas suas tomadas de decisão durante as aulas de língua inglesa.
Palavras-chave
Crenças, Emoções; Prática Exploratória, Ensino de língua inglesa