EMOÇÕES E CRENÇAS DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS: UMA ANÁLISE À LUZ DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA

Fernanda Vieira da Rocha Silveira, Fernanda Bessa da Silva Colombo

Resumo


A presente pesquisa, qualitativa, com traços da autoetnografia colaborativa (Chang et al, 2013), é balizada pelo arcabouço teórico-metodológico da Prática Exploratória (Allwright, 2003; Allwright, Hanks, 2009; Miller, 2010; Miller et al, 2019) e tem como objetivo apresentar os entendimentos gerados nos encontros de orientação acerca da relação entre as crenças, emoções e prática docente de uma de uma das autoras nas suas aulas de língua inglesa. Para isso, foram realizadas análises de três aulas selecionadas a partir da confecção de um diário reflexivo entre os meses de junho e agosto de 2022, em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental. O aporte teórico do estudo incluiu o conceito e a tipologia das crenças (Barcelos, 2006, 2015; Aragão, 2008, 2017), as emoções (Damasio, 2003, 2011; Sampson, 2023, entre outros) e a Prática Exploratória (Allwright, 2003; Miller et al, 2019). Os dados foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo (Bardin, 1977), com foco nas palavras emocionais (Besnier, 1990). A análise mostrou que, em alguns momentos, existem alinhamentos e choques entre as emoções da praticante que, consequentemente, interferiram nas suas tomadas de decisão durante as aulas de língua inglesa.

Palavras-chave


Crenças, Emoções; Prática Exploratória, Ensino de língua inglesa

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat