As estratégias de construção narrativa do Realismo Maravilhoso a serviço da fabricação das identidades moçambicanas: apropriações e trânsitos culturais

Flavio Garcia

Resumo


A literatura realista maravilhosa não se pode restringir à América Hispânica, senão que se tratar de um processo de construção narrativa. Verificando proximidades entre as histórias da América Espanhola, é fácil sugerir que autores africanos apropriem-se de estratégias narrativas realista-maravilhosas. Essa opção pode ser vista como vertente de literatura contra-hegemônica, contra-metropolitana, mesmo veiculada na língua do colonizador, pois língua de unidade nacional e expressão internacional. Corresponderia à expressão dos mirabilia autóctones, da América Hispânica ou da África Lusófona, amalgamando os sistemas literários real-naturalista e maravilhoso. É o que faz Mia Couto, especialmente, em sua narrativas de curta ou média extensão, a servição da fabricação das identidades moçambicanas.


Palavras-chave


Mia Couto; Identidades Moçambicanas; Apropriações e Trânsitos Culturais; Narratologia Semiológica; Narrativa Realista Maravilhosa.

Texto completo:

PDF




Locations of visitors to this page

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat