Ensino, pesquisa e escrita: o papel da publicação de trabalhos estudantis
Resumo
É impossível conter o contágio das mídias na escola: mesmo proibindo celulares por parte dos alunos, temas discutidos em novelas, filmes, músicas ou na imprensa povoam o imaginário de docentes e discentes – e influenciam suas expressões. Diretrizes curriculares demandam discussões e práticas midiáticas na escola, ecoando a pressão mercadológica (de pais ou editoras) por maior uso de tecnologias em classe. Este artigo analisa a experiência educomunicativa em uma escola privada de ensino médio de São Paulo: o curso de Jornalismo do Colégio Stockler parte da leitura crítica de relatos e comentários sobre atualidades (foco dos vestibulandos), e também incentiva e discute a apropriação de práticas midiáticas. Assim, os estudantes debatem e produzem artigos, fotos ou apresentações por meio de um blog, refletindo sobre suas escolhas (como a definição de suas futuras carreiras) e seus contextos.
Palavras-chave
educomunicação; jornalismo; blogs