Teaching Culture in the English as a Second Language Class: is it Possible?

Andressa Brawerman-Albini, Maristela Pugsley Werner, Cynthia Laura Martinez, Gabriela Baca

Resumo


O inglês é internacionalmente considerado uma língua global e, diante desse cenário atual, é cada vez mais necessária a introdução de reflexões e discussões culturais na aula de inglês como língua estrangeira. A tarefa do professor é estimular o interesse dos alunos pela cultura e ajudar na formação da ideia de que a aula de língua estrangeira não é um momento exclusivo de ensino de linguagem, mas uma oportunidade de diferentes tipos de aprendizagens através de interações entre os participantes. Ainda, o ensino da cultura motiva o estudante de língua no processo de aprendizagem, pois ajuda o aprendiz a observar semelhanças e diferenças entre vários grupos culturais e diminui as chances de julgamentos impróprios sobre sua cultura em relação às outras. A partir dessa realidade, o objetivo deste artigo é relatar uma pesquisa realizada a partir de possíveis atividades que podem ser utilizadas na aprendizagem de uma língua estrangeira tendo em mente a aproximação entre o ensino de língua e cultura e quais impactos essas atividades podem ter nos aprendizes de uma segunda língua.


Palavras-chave


ensino; cultura; língua

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page