Lei 10639/03: valorização da diversidade étnica na literatura infantojuvenil afro-brasileira

Maria de Fátima Batista dos Santos, Jeane de Cassia Nascimento Santos

Resumo


O presente artigo se propõe a abordar como as questões raciais fazem-se presentes em obras infantojuvenis afro-brasileiras. Além disso, procura perceber como se dá a construção da identidade e a valorização histórico-cultural afro-brasileira, através da representatividade da criança e jovem negro. Baseando-se nas orientações da Lei 10639/03, busca-se averiguar em quais contextos se dão estas representações. Para realizar tal investigação, foram analisados três textos literários infantojuvenis: Pretinha, eu?, de Júlio Emílio Braz, Tramas da cor, de Rachel de Oliveira e   Um passeio pela África, de Alberto Costa e Silva. Assim, para um melhor entendimento, efetivaram-se algumas leituras de autores engajados na questão da multiculturalidade. Entre eles estão Munanga (2005), Jovino (2006) e Inocêncio (2006).


Palavras-chave


Lei 10639/3; literatura infantojuvenil afro-brasileira; valorização das questões raciais.

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