EMPRESA E VALOR COMPARTILHADO: DIVULGACAO PÚBLICA DE INFORMES SOBRE SUSTENTABILIDADE

Vinicius Figueiredo Chaves

Resumo


Parte-se da noção de sustentabilidade como elemento estruturante do Estado Constitucional, designado por três pilares em torno dos quais a empresa deve se engajar, com repercussão no redimensionamento de sua atuação para criação de valor compartilhado. Tais questões levam ao reconhecimento da transparência como fator primordial para a consolidação de uma cultura voltada para a sustentabilidade, que inclua a disseminação das performances sociais e ambientais das empresas. Percebeu-se que, no Brasil, não há obrigação legal de publicação de informes sobre sustentabilidade. Não obstante, a divulgação é recomendada pela instituição administradora do mercado de capitais, a BM&FBOVESPA, desde 2011. Dados demonstram que, embora ainda não seja prática totalmente consolidada, há crescente adesão voluntária a partir do ano de 2012, com aumento significativo das publicações. Na última parcial anual - junho de 2014 -, de um total de 437 empresas listadas, 162 publicaram seus informes, ao passo que 275 não o fizeram.

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