EXPERIÊNCIAS DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO JURÍDICO SOB UMA NOVA PERSPECTIVA

Wladimir Cerveira de Alencar, Ana Paula Correa de Sales

Resumo


Este trabalho tem como objetivo compartilhar experiências vivenciadas em duas disciplinas diferentes de graduação: a realização de Júri Simulado para discussão de tópicos relacionados à bioética e construção de verdades jurídicas (na disciplina Sociologia Jurídica) e elaboração em grupo de Tratado Internacional como avaliação final (disciplina Direito Internacional Público). Ambas as estratégias mostraram-se eficientes no processo de aprendizagem dos assuntos trabalhados e no desenvolvimento de diversas outras habilidades dos alunos, tais como: capacidade de trabalhar em grupo; elaboração de instrumentos jurídicos; negociação em situação de diversidade de posicionamentos; habilidade em defender pontos de vista diferentes daqueles pessoais; pensamento crítico e ético. Deste modo, a intenção é demonstrar que através de estratégias diversificadas de ensino é possível lograr avanços no desenvolvimento de habilidades múltiplas dos alunos e contribuir para a modernização do curso do Direito de maneira coadunada com a necessidade de estabelecer novas estratégias metodológicas.

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