EXPERIÊNCIAS DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO JURÍDICO SOB UMA NOVA PERSPECTIVA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compartilhar experiências vivenciadas em duas disciplinas diferentes de graduação: a realização de Júri Simulado para discussão de tópicos relacionados à bioética e construção de verdades jurídicas (na disciplina Sociologia Jurídica) e elaboração em grupo de Tratado Internacional como avaliação final (disciplina Direito Internacional Público). Ambas as estratégias mostraram-se eficientes no processo de aprendizagem dos assuntos trabalhados e no desenvolvimento de diversas outras habilidades dos alunos, tais como: capacidade de trabalhar em grupo; elaboração de instrumentos jurídicos; negociação em situação de diversidade de posicionamentos; habilidade em defender pontos de vista diferentes daqueles pessoais; pensamento crítico e ético. Deste modo, a intenção é demonstrar que através de estratégias diversificadas de ensino é possível lograr avanços no desenvolvimento de habilidades múltiplas dos alunos e contribuir para a modernização do curso do Direito de maneira coadunada com a necessidade de estabelecer novas estratégias metodológicas.