Sustentabilidade na gestão educacional: uma análise da distribuição, da conserva e da destinação final dos livros didáticos do PNLD nas escolas públicas

Luciana de França Oliveira Rodrigues, Linderson de Lima Rangel

Resumo


Esta pesquisa está inserida no eixo temático das políticas públicas voltadas à educação e almeja analisar a efetividade dos procedimentos adotados nas escolas públicas para a gestão dos livros didáticos do PNLD e os impactos econômicos e ambientais causados pela má administração desses recursos. Para alcançar os resultados esperados, será realizado um estudo bibliográfico acerca da legislação e uma revisão da literatura relativa ao tema. Posteriormente, serão coletados dados por meio de uma pesquisa de campo, mediante uma observação direta e a aplicação de questionários, para que sejam examinadas, in loco, as providências que vêm sendo tomadas na gestão dos livros didáticos no âmbito das escolas públicas. A realização desta pesquisa justifica-se, sobretudo, diante do vultoso dispêndio de recursos públicos destinados anualmente ao PNLD e, por conseguinte, da quantidade significativa de papel em circulação em todo o país, ensejando preocupação quanto ao potencial descarte indevido desse material.

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