Sustentabilidade na gestão educacional: uma análise da distribuição, da conserva e da destinação final dos livros didáticos do PNLD nas escolas públicas
Resumo
Esta pesquisa está inserida no eixo temático das políticas públicas voltadas à educação e almeja analisar a efetividade dos procedimentos adotados nas escolas públicas para a gestão dos livros didáticos do PNLD e os impactos econômicos e ambientais causados pela má administração desses recursos. Para alcançar os resultados esperados, será realizado um estudo bibliográfico acerca da legislação e uma revisão da literatura relativa ao tema. Posteriormente, serão coletados dados por meio de uma pesquisa de campo, mediante uma observação direta e a aplicação de questionários, para que sejam examinadas, in loco, as providências que vêm sendo tomadas na gestão dos livros didáticos no âmbito das escolas públicas. A realização desta pesquisa justifica-se, sobretudo, diante do vultoso dispêndio de recursos públicos destinados anualmente ao PNLD e, por conseguinte, da quantidade significativa de papel em circulação em todo o país, ensejando preocupação quanto ao potencial descarte indevido desse material.