A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO INICIATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS PLURILÍNGUES
Resumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre o Programa Residência Pedagógica como iniciativa potencializadora para a construção de espaços plurilíngues nas escolas públicas. Para tanto, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa interpretativista de abordagem mista, cujos dados foram coletados da publicação da Lista de municípios e áreas do conhecimento indicados nos projetos das instituições de ensino superior aprovadas nos Edital nº 24/2022 do Programa Residência Pedagógica. Utilizamos algumas variáveis para efeito de discussão, a saber: quantitativo de subprojetos aprovados por línguas estrangeiras (LE), subprojetos de LE contemplados por região brasileira e aprovados por unidade federativa. Nosso pressuposto teórico ancora-se nas discussões de plurilinguismo e competência plurilíngue (COSTE; SIMON, 2009; COSTE; MOORE; ZARATE, 1997). Os resultados demonstram que, no referido edital, foram contemplados subprojetos em apenas 4 línguas estrangeiras com amplo predomínio do inglês. Em que pese a assimetria, estamos convencidos de que a RP, enquanto iniciativa nacional, atende demandas locais de política linguística, caracterizando-a como uma iniciativa com potencial para construir espaços plurilíngues nas escolas.
Palavras-chave
Residência Pedagógica; Plurilinguismo; Repertório linguístico