ENSINO E TECNOLOGIA: O ESTADO DA ARTE NAS PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar o estado da arte das pesquisas em Linguística Aplicada (LA) relacionadas a ensino e tecnologia. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico que selecionou 123 dissertações de mestrado e teses de doutorado de programas de pós-graduação em LA ou outros programas de pós-graduação com linha de pesquisa ou área de concentração em LA em universidades públicas brasileiras, publicadas entre janeiro de 2010 e setembro de 2023. A partir da análise dos resumos e palavras-chave dos trabalhos selecionados, foram identificadas tendências em relação aos temas, contextos e metodologias empregadas. Os dados mostraram uma concentração de investigações sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa, formação de professores e letramentos. Escolas públicas de educação básica e cursos de formação docente foram os contextos de pesquisa mais recorrentes e o estudo de caso mostrou-se a metodologia mais utilizada nos trabalhos selecionados.
Palavras-chave
Linguística Aplicada; ensino; tecnologia; estado da arte