PROCESSOS DE ENSINO DE LEITURA PARA SURDOS: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Este trabalho tem como foco central a análise crítica da visão de leitura presente nos materiais didáticos (MDs) destinados a alunos surdos em uma escola privada inclusiva na cidade do Rio de Janeiro. O primeiro passo consistiu em realizar um levantamento do material didático do ensino Fundamental I. A partir desse material, a análise concentrou-se na visão sobre a habilidade de leitura e no método de ensino dessa competência específica, que se fundamenta em um questionário, explorando dimensões relacionadas à eficácia e adequação dos materiais. O objetivo central é discutir e analisar os elementos essenciais relacionados à visão de leitura presente nos MDs. Este enfoque vai além da simples identificação de aspectos linguísticos, buscando compreender como a leitura é concebida e praticada no contexto escolar inclusivo. Para tanto, a pesquisa examina também a abordagem metodológica empregada no ensino da leitura. O estudo busca contemplar questões relacionadas à construção de MDs para surdos, levando em considerações demandas de um novo tempo, no presente cenário brasileiro. O trabalho contribui não apenas para a teoria educacional, mas também para práticas pedagógicas, visando um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz.
Palavras-chave
Leitura. Materiais Didáticos. Educação Inclusiva