O conto de terror na escola: uma proposta de intervenção didática

Francieli Heineck, Carine Maria Angst, Francieli Matzenbacher Pinton

Resumo


A apropriação dos mais variados gêneros que circulam em nossa sociedade requer dos alunos a capacidade de lê-los e de produzi-los nas diferentes situações de comunicação com as quais se defrontam. Para dar conta dessas situações de comunicação, o ato de ler torna-se o ato de se colocar em relação a um gênero do discurso que consiste em uma forma de agir socialmente (PINTON, 2012). Em razão disso, este trabalho objetiva analisar criticamente uma oficina de leitura e produção textual ministrada nas sextas séries de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, que foi contemplada com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As oficinas estão sendo ministradas tendo em vista melhorar a leitura/escrita/interpretação dos alunos participantes. A oficina analisada é referente ao gênero discursivo conto de terror e teve como foco as produções textuais. Estas produções tiveram duas versões, sendo que a segunda foi mediada pelas professoras através de um bilhete orientador (RUIZ, 2010). Com isso objetivou-se sanar as principais dificuldades de escrita dos alunos e fazer uma comparação entre as duas versões observando se houve evolução na escrita. Os resultados sinalizam que apenas na segunda versão os alunos conseguiram se apropriar das características do gênero.

Palavras-chave


Gênero discursivo; Conto de terror; Bilhete orientador.

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