O jornalista, o especialista e professor leitor: relações diretivas na revista Nova Escola

Francieli Matzenbacher Pinton

Resumo


Este artigo analisa os marcadores metadiscursivos empregados pelos produtores do gênero reportagem didática na revista Nova Escola. O corpus é constituído de 15 reportagens didáticas sobre o ensino de produção textual, publicadas entre os anos de 2006 e 2010. As reportagens foram analisadas à luz do metadiscurso (HYLAND, 2005). Os resultados apontam como estratégias metadiscursivas interativas: 1) marcadores de transição; 2) marcadores de estrutura; 3) marcadores endofóricos; 4) argumento de autoridade e 5) glosa. A incidência desses operadores revelou que a organização da informação ocorre de forma imperativa: a) transição de informações acontece prioritariamente por oposição aos conhecimentos dos leitores, ; b) existência de sinalizadores que conduzem à leitura de projetos que didatizam o conhecimento; c) inclusão de vozes apresenta gradação de autoridade intelectual; d) presença de um especialista que justifica a voz do professor. As estratégias interacionais são: 1) atenuadores; 2) enfatizadores; 3) atitudinais; 4) auto-menção e 5) marcadores de atenção. Assim como os operadores interativos, a recorrência desses operadores pode ser interpretada como posicionamento assimétrico entre jornalista e leitor: a) há convicção em relação ao que é dito; b) há o reforço da informação veiculada; c) o jornalista, por vezes, assume a posição de produtor da informação.


Palavras-chave


: reportagem didática, metadiscurso, revista Nova Escola

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