O gênero textual crônica: uma sequência didática voltada ao ensino da leitura e escrita
Resumo
Este artigo propõe uma sequência didática voltada para a leitura e escrita do gênero textual crônica. A sequência didática apresenta um conjunto de atividades estruturadas de forma sistemática em torno do gênero. O trabalho é um recorte da pesquisa “O ensino da leitura e escrita a partir dos gêneros textuais”, desenvolvida na Universidade de Caxias do Sul/CARVI. A pesquisa apresenta um enfoque didático-pedagógico. Fundamentam este artigo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e os autores Bakhtin (1992), Bronckart (1999), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Moisés (1979, 2004), Candido et al. (1992), Coutinho e Souza (2001), Sá (1985), Fávero e Molina (2006), Machado (1994), Martins e Saito (2006), Soares (1997), Costa (2009) e Faria (1995).