Da contação de histórias à formação do leitor: por um caminho mais seguro

Isabelly Cristiany Chaves Lima

Resumo


Resumo: O aprendizado de diferentes estratégias de leitura é essencial para engajar o aluno nas diversas formas de ler e, consequentemente, perceber e conhecer o mundo letrado, que o cerca. Sejam usadas intencionalmente ou de forma espontânea, elas – as estratégias – ajudam-nos na compreensão de significados ditos e não-ditos que refletem sobre a sociedade, sobre o outrem e/ou sobre a nossa complexa condição humana. Partindo dessas afirmações e de uma ponderação teórico-metodológica a esse respeito, objetivamos refletir sobre a prática docente no tocante à utilização e ensino de estratégias leitoras, na contação de histórias, em uma turma multisseriada – da Educação Infantil ao 5º ano –, na zona rural do distrito de São José da Mata, em Campina Grande, Paraíba. No intuito de dar propriedade ao texto, faremos uso de uma fundamentação teórica de estudo bibliográfico. Assim, esse percurso nos dará abertura, através do auxílio da pesquisa etnográfica realizada, para nos posicionar em relação ao objeto proposto, pois tivemos oportunidade de vivenciar a aula em movimento, com seus acertos e dificuldades, que não apontam apenas para o docente em pauta, mas para a heterogênea vivência em sala de aula, que ainda tem muito a nos ensinar, na busca por um caminho mais seguro.


Palavras-chave


Prática docente. Contação de histórias. Estratégias de leitura.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page